O que são verbos irregulares?
Na Língua Portuguesa, a maioria dos verbos é conjugada de maneira semelhante. Podemos agrupá-los em três grandes conjuntos, com terminações em -ar (amar, rezar, caminhar), -er (viver, esconder) e -ir (partir, exibir). Nas conjugações, cada conjunto repete o radical e faz algumas adaptações nas terminações, de acordo com flexão de número, pessoa, modo e tempo verbal.verbos irregulares.
É muito frequente, mesmo nos meios de comunicação de massa, ouvirmos frases em que são usadas determinadas formas verbais que fogem ao padrão da norma culta. Isso acontece porque, em geral, os falantes tentam colocar um verbo irregular, uma exceção, dentro do padrão de conjugação do conjunto (a regra). Vejamos alguns casos
intervir e porvir
Os dois verbos são conjugados da mesma maneira que o verbo VIR. Por isso, em caso de dúvida, você pode substituir o verbo por “vir” e analisar como seria sua conjugação na oração. Vamos analisar a oração abaixo:
“O juiz interviu na decisão.”
Se trocarmos o verbo “intervir” por “vir”, a oração ficaria algo semelhante a “O juiz veio na decisão”. Portanto, a maneira de acordo com o padrão formal da língua deve ser “O juiz interveio na decisão.”
Veja mais exemplos:
Eles vieram -> Eles intervieram
Ela veio -> Ela proveio
Eu vim -> Eu intervim
Deter, reter, conter e manter
Os verbos acima são derivados do verbo TER, portanto, como ele devem ser conjugados.
Se dizemos “Durante a palestra, as pessoas tiveram oportunidade de fazer perguntas”,também devemos dizer: “Durante a palestra, as pessoas se mantiveram em silêncio”. As formas deteram, reteram, conteram ou manteram não estão de acordo com a norma padrão da língua, e não devem ser utilizadas. Veja outros exemplos:
 policial teve o ladrão em suas mãos. -> O policial deteve o ladrão.Prever e antever
Esses dois são derivados e seguem a conjugação do verbo VER:
Os economistas viram a crise financeira. -> Os economistas previram a crise financeira.
Estou vendo consequências ruins. -> Estou antevendo consequências ruins.

Eu tive que me controlar. -> Eu me contive.
Sobrepor, dispor, compor e repor
Tais verbos seguem a conjugação do verbo PÔR. Veja:
Quem dispuser de tempo, pode e deve participar do ato público em favor da saúde no país.
Quando vocês repuserem a mercadoria nas prateleiras, abriremos as portas da loja.
Quando eles repuseram a mercadoria nas prateleiras, os clientes avançaram.
O pianista tocou a música que ele mesmo compôs.
Imagem relacionada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINGUAGEM DE SÍLABAS

Oxítona Paroxítona Proparoxítona

dicas de acentuação