Dicas de conjugação de verbos irregulares
Dicas para como entender verbos irregulares
O que são verbos irregulares?
Na Língua Portuguesa, a maioria dos verbos é conjugada de maneira semelhante. Podemos agrupá-los em três grandes conjuntos, com terminações em -ar (amar, rezar, caminhar), -er (viver, esconder) e -ir (partir, exibir). Nas conjugações, cada conjunto repete o radical e faz algumas adaptações nas terminações, de acordo com flexão de número, pessoa, modo e tempo verbal.
È muito frequente, mesmo nos meios de comunicação de massa, ouvirmos frases em que são usadas determinadas formas verbais que fogem ao padrão da norma culta. Isso acontece porque, em geral, os falantes tentam colocar um verbo irregular, uma exceção, dentro do padrão de conjugação do conjunto (a regra).Veja um exemplo :
Intervir e porvir
Os dois verbos são conjugados da mesma maneira que o verbo VIR. Por isso, em caso de dúvida, você pode substituir o verbo por “vir” e analisar como seria sua conjugação na oração. Vamos analisar a oração abaixo:
“O juiz interviu na decisão.”
Se trocarmos o verbo “intervir” por “vir”, a oração ficaria algo semelhante a “O juiz veio na decisão”. Portanto, a maneira de acordo com o padrão formal da língua deve ser “O juizinterveio na decisão.”
Comentários
Postar um comentário