Como aprendemos melhor?



Verbo transitivo



o que é: 

Verbos transitivos: são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto.

Exemplos de verbos transitivos

  • Verbo comer;
  • Verbo querer;
  • Verbo acreditar;
  • Verbo lembrar;
  • Verbo emprestar;
  • Verbo agradecer.
como identificar um verbo transitivo:
uma maneira simples de identificar um verbo transitivo é " perguntando O QUE? " para o verbo
exemplo:
agradecer: quem agradece, agradece O QUE?
lembrar: quem lembra, lembra O QUE?

caso seja coerente fazer essa pergunta ao verbo, o verbo é transitivo.

Verbos transitivos diretos

Verbos transitivos diretos estabelecem regência verbal com o objeto direto sem o auxílio de uma preposição, de modo a responder, principalmente, às perguntas o quê? e quem?.
Exemplos com verbos transitivos diretos:
  • Fazer: A Paula fez o bolo.
  • Ver: Vocês já viram este filme?
  • Visitar: Ontem eu visitei minha avó.
  • Atropelar: Aquele carro atropelou o cachorro.

Verbos transitivos indiretos

Verbos transitivos indiretos estabelecem regência verbal através de uma preposição com o objeto indireto de modo a responder, principalmente, às perguntas: de quê? para quê? de quem? para quem? em quem?. 
Exemplos com verbos transitivos indiretos:
  • Precisar: Estou precisando de ajuda.
  • Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.
  • Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.
  • Saber: Eu já sei de tudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINGUAGEM DE SÍLABAS

Oxítona Paroxítona Proparoxítona

dicas de acentuação