COMO APRENDER A CONJUGAÇÃO DE VERBOS IRREGULARES     



Não existe regra para a conjugação de um verbo irregular. Em alguns verbos irregulares, as alterações ocorrem apenas nos radicais. Em outros, as alterações ocorrem apenas nas terminações. Em alguns casos, as alterações ocorrem tanto nos radicais como nas terminações.  

EXEMPLOS DE VERBOS IRREGULARES COM ALTERAÇÕES NOS RADICAIS 

  • Verbo pedir: eu peço (o radical é ped-);
  • Verbo trazer: eu trago (o radical é traz-);
  • Verbo ouvir: eu ouço (o radical é ouv-).     


EXEMPLOS DE VERBOS IRREGULARES COM ALTERAÇÕES NAS TERMINAÇÕES
  • Verbo dar: eu dou (a terminação regular é –o);
  • Verbo estar: eu estou (a terminação regular é –o);
  • Verbo querer: ele quer (a terminação regular é –e);
  • Verbo dizer: ele diz (a terminação regular é –e);
  • Verbo fazer: ele faz (a terminação regular é –e).            
        VERBOS IRREGULARES  
É muito frequente, mesmo nos meios de comunicação de massa, ouvirmos frases em que são usadas determinadas formas verbais que fogem ao padrão da norma culta. Isso acontece porque, em geral, os falantes tentam colocar um verbo irregular, uma exceção, dentro do padrão de conjugação do conjunto (a regra). Vejamos alguns casos:
Verbos irregulares são verbos que não se encaixam totalmente nos três paradigmas de conjugação existentes: a 1.ª conjugação, a 2.ª conjugação e a 3.ª conjugação. A irregularidade dos verbos pode se manifestar tanto no radical como nas terminações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINGUAGEM DE SÍLABAS

Oxítona Paroxítona Proparoxítona

dicas de acentuação